Páginas

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Tudo o que você precisa saber sobre "CACHORRO QUENTE"




Cachorro-quente ou hot-dog é uma comida típica dos Estados Unidos, em que se coloca uma salcinha ou mais dentro de um longo pão sovado. No país o preparo típico do cachorro-quente é com o molho agri-doce picles, à base de pepino (em inglês: relish), mostarda e ketchup. Também são bastante utilizados o chucrute (repolho azedo) e o chili, espécie de massa de feijão com carne moída picante.
Aqui no Brasil, a forma de se fazer o cachorro quente depende da região do país, sendo o picles não tão populares. No estado de São Paulo, por exemplo, se come com purê de batatas e no Rio de Janeiro com ovos de codorna. Em geral acompanha-se o cachorro-quente com maionese, ketchup, mostarda, molhos à base de tomates (quentes ou frio), Pimentão e cebola ou ainda outros ingredientes como batata palha, salpicão, maionese caseira, maionese temperada, tomate, beterraba, pepino, picles, ervilha, milho, purê de batata, bacon, requeijão, farofa, entre outros.



Origens
A mais conhecida é a de um açougueiro de Frankfurt, na Alemanha. Em 1852, ele resolveu batizar as salsichas que fabricava com o nome de seu cachorro bassê.

Tem também a referência sobre um imigrante alemão, Charles Feltman, levou esse tipo de salsicha para os Estados Unidos em 1880. Lá, criou um sanduíche quente com pão, salsicha e molhos.

E a última hipótese é de que em 1904, na cidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, um vendedor de salsichas quentes criou uma maneira de seus fregueses não queimarem as mãos. A quem comprasse suas salsichas, ele oferecia luvas de algodão limpíssimas. Só que os clientes esqueciam de devolve-las e ele acabava tendo prejuízo. Seu cunhado, que era padeiro, sugeriu que o salsicheiro pusesse as luvas de lado e começasse a usar pães.


Curiosidades
No Brasil, por volta de 1926, o empresário Francisco Serrador, que idealizou a famosa Cinelândia, no centro da cidade do Rio de Janeiro, lança o cachorro-quente em seus cinemas. A novidade inspirou Lamartine Babo e Ary Barroso, a criarem em 1928, a marchinha de carnaval "Cachorro-Quente":


Comer / Cachorro quente lá no bar / Por certo a moda vai pegar/

Por não ser vulgar...Comer / Vai toda gente ao "quarteirão" /

Pois há lingüiça em profusão / Pra comer com pão...

Que bom que é lamber... /Trincar...comer... /

Um cachorrinho tentador / No quarteirão do Serrador/

Comer é bem melhor do que beber /Pois dá sustância e faz crescer /

Todo e qualquer ser...Comer/ É verbo bom de conjugar/

Quando quermos conquistar/ Um pirão no bar ..
                              
 MAS ATENÇÃO!!!!
Apesar de saboroso e bastante recheado, o cachorro quente apontado como fonte de intoxicação alimentar. Ele é um dos fast foods mais vendidos e muitas vezes tem origem duvidosa, armazenamento e preparo inadequados. Segundo o médico gastroenterologista Erkki Larsson, qualquer alimento deteriorado e contaminado por microrganismos ou toxinas pode provocar a intoxicação alimentar, por isso é preciso ter cuidado e escolher bem o lugar que vai comer ou o produto no caso de preparo em casa, barraquinhas de cachorro quente só se for de muita confiança. Além disso e preciso maneirar no consumo pois um cachorro quente tem em média 350 calorias.

DICAS
Eu adoro cachorro quente, inclusive aprecio o que vem com purê de batata e muita ervilha e muito milho verde, essa mistura me lembra minha infância. Em casa fazemos com um molho turbinado, receita do meu pai que vai bacon, cebola e alho, tudo bem fritinho e em pedacinhos pequenos, depois é colocado o molho de tomate e a salcinha. Fica ótimo, super saboroso. Agora se você não tem saco nem talento para cozinha, eu indico dois lugares que para mim são os melhores em Curitiba, sem dizer que eles entregam em casa super rápido, quentinho e barato.
AU-AU  que é uma franquia e faz muito sucesso e Josias uma empresa que comecou numa esquina vendendo o produto de forma diferenciada que cresceu bastante, montou uma estrutura legal e se tornou a preferência de 9 a cada 10 habitantes de Curitiba. A diferença de um e de outro está só no preço. O do Josias sai em média R$ 3.50.








Para saber mais e fazer o seu pedido é só clicar: http://www.josiashotdog.com.br/site/cardapio.php.
Eu recomendo o Dog Júnior Duplo com catupiry, deliciosooooo. Já no AU-AU indico o Au Au Americano. Entre no site e peça o seu e bom apetite: http://www.curitibadelivery.com.br/au-au.html 







Nenhum comentário:

Postar um comentário