Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL- PARTE I

A saúde é uma prioridade hoje na minha vida, afinal aos 35 anos de idade está mais do que na hora de fazer valer a tal da maturidade que nos empurra para uma consciência real do que é "viver bem" e ter "qualidade de vida".
Pensando nisso quero dividir com vocês algumas dicas importantes que aprendi fuçando na NET, conversando com amigos, conhecidos, colegas e profissionais da área.
Todos são unânimes na seguinte questão:
"Melhore seus hábitos alimentares e mantenha uma vida saudável e boa qualidade de vida".
Por isso a partir de hoje estarei postando essas dicas e espero contribuir não só com quem acessa o blog, mas também comigo mesma, que pretendo colocar tudo em prática e dividir a experiência aqui.
Quer embarcar nessa onda comigo? Então leia e começa já.
Anota aí:


Coma quatro ou cinco vezes por dia: Fazendo quatro ou cinco refeições leves e equilibradas você leva o organismo a utilizar mais facilmente o seu combustível de reserva, que são as gorduras, além de conseguir controlar melhor seu apetite e vontade de beliscar alimentos desnecessários.

Coma a intervalos regulares: O ideal é fazer uma refeição a cada três horas. Se isso não for possível, estabeleça intervalos de no máximo 4 horas entre as refeições.
Uma vez fixados esses horários, há uma tolerância de meia hora, contanto que sejam obedecidos os intervalos mínimo e máximo. Fazendo o número previsto de refeições, a intervalos regulares, você evitará a hipoglicemia (queda no nível de açúcar no sangue) e reduzirá a chance de ter uma fome sem controle dos alimentos a serem ingeridos.

Coma sempre nos mesmos horários: Programe os horários das refeições de modo que possa cumpri-los e faça todo o possível para cumpri-los de fato. Alimentando-se sistematicamente nos mesmos horários, seu organismo se acostumará ao novo ritmo e ficará condicionado a esperar a comida somente nestes horários. Se você acordar mais tarde, perdendo a hora do café da manhã, faça essa refeição na hora do lanche e mantenha as outras refeições conforme o programado.

Coma devagar e preste atenção ao que come: Observe primeiro o que irá comer. Mastigue bem, e lentamente, para sentir a textura e o sabor de cada alimento, experimentando o prazer de saborear o que come. Ao se alimentar dessa forma, seu cérebro receberá maior número de informações, que contribuirão para acionar o centro da saciedade, levando sua fome a ser satisfeita com menores quantidades de alimento. Separe o ato de comer das outras atividades, como ler, assistir televisão, pois estas atividades interferem recepção destas informações.

Respeite a quantidade e a qualidade dos alimentos permitidos: Como dito anteriormente, os alimentos devem ser ingeridos em quantidade e qualidade adequadas para suprir todas as necessidades nutricionais sem excesso de calorias. Cada indivíduo precisa de um plano alimentar específico.-

Evite a monotonia: Um erro comum e desastroso é repetir sempre os mesmos alimentos, pois a monotonia na alimentação faz com que o plano alimentar seja abandonado. Varie bastante dentre os alimentos de cada grupo. Invente novos pratos. Capriche na arrumação da mesa. Torne o momento da refeição um prazer.

Beba bastante líquido: beba bastante água filtrada, mineral (sem gás) e sucos naturais (sem açúcar) para hidratar-se. Evite o consumo de café, refrigerantes e sucos industrializados.

PARA PENSAR

Fim da competição; a palavra-chave é cooperação. A verdadeira e saudável forma de competir é consigo mesmo, buscando a cada momento o prazer de vencer os limites em direção à evolução. (Anna Sharp)

RETA FINAL

Falta pouco para o fim do Campeonato Brasileiro de Futebol 2008, apenas 6 rodadas. Na série A, a coisa tá super embolada, São Paulo e Cruzeiro estão ali coladinhos no líder Grêmio que pode sim ficar sem o título.
O time gaúcho ontem perdeu de goleada para o Cruzeiro que agora tem só um ponto de diferença para chegar a liderança empatado com o Palmeiras que está em quarto lugar.
O Megão perdeu a oportunidade de chegar ao G4 e ficou só no empate.
E por falar em empate o Atlético Paranaense perdeu mais uma chance de sair da degola e continua na zona de rebaixamento. O resultado final que ficou em 2 x 2 é ruim para as duas equipes que estão lado a lado com 32 pontos apenas, pior para o Vasco que continua amargando a 18ª posição.
Dos times paranaenses o Coxa ainda está numa situação mais confortável, para o alívio dos torcedores. Na verdade o alviverde estaria melhor se conseguisse disputar a Libertadores no ano que vêm- presente no centenário do Clube.
Já o Paraná finalmente conseguiu manter o ritmo, e cair não cai mais.
Amanhã a equipe tem uma pedreira pela frente, vai enfrentar o Coringão que é um exemplo de superação e que deve ser seguido pelo Tricolor.
Quem sabe no ano que vem.... quem sabe.... não custa acreditar!
Até lá segura coração,muita gente fará festa e muita vai chorar.

FICO DE CARA

A atitude de algumas pessoas que utilizam o transporte público em Curitiba é inadimissível.
Me refiro ao tipo "folgado" que senta na maior "cara- de-pau" nos assentos reservados à idosos, enquanto os velinhos ficam em pé.
Eu ando muito de coletivo, quase que diariamente e posso afirmar que isso é uma constante.
E não são só os idosos que são ignorados, mulheres grávidas ou com crianças passam pela mesma situação.
Coisa rara,muito rara mesmo de se ver é um homem ceder o lugar a essas pessoas, na maioria das vezes são as mulheres que o fazem.
Cadê a educação, a civilidade, o cavalheirismo minha gente!!!!
Deveria ter uma regra para isso sem excessão.
Mas verdade é que as pessoas ficam muito preocupadas com seu mundinho e se esquecem dessas coisas que são básicas e essências. Não estão nem aí, fingem que não vêem, que não é com eles. Vamos acordar , vamos acordar.