Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Bibliotecas de Curitiba-castigo para funcionários públicos?


Estava assistindo o PR NO AR exibido pela RIC TV e fiquei pasma ao acompanhar a entrevista de estúdio com um pedagogo que falava sobre a importância do incentivo à leitura para as crianças; e sobre as bibliotecas de Curitiba que são as mais completas do Brasil, inlcusive porque são dotadas de um sistema interligado via net para troca e atualização das obras, o que é fantástico... todos podem ter acesso à livros e etc. Mas o que me chamou a atenção mesmo foi que ele disse que os funcionários das bibliotecas da capital, inclusive os que ficam nos "Faróis do Saber" não são qualificados e explicou a afirmação completando que esses funcionários são aqueles que por algum motivo foram suspensos, afastados, ou que tiveram problemas, em suas funções e que para não ficarem parados foram colocados nas bibliotecas. Conclui que as bibliotecas públicas de Curitiba se tornaram um local de "castigo" para esses "maus" funcionários.
Achei a situação um grande  absurdo, por que esse mesmo pedagogo estava reforçando durante a entrevista  que para se trabalhar em uma biblioteca é preciso ser qualificado, entender e gostar do que se faz. Para mim qualquer profissional ao desempenhar um cargo ou função desse  ser no minimo qualificado... mas a grande questão aqui é o contrasenso que se desenhou diante das afirmações desse pedagogo: 
-Uma cidade que investe tanto e se preocupa com a formação intelectual de seus moradores não pode fazer extamente dos locais desse investimento um depósito de "rejeitos humanos". Será que cuidar de uma biblioteca seja algo tão ruim e uma função tão menosprezada a ponto de ser utilizada dessa maneira pelo poder público? Fica a pergunta e minha indiginação. É preciso investigar, quem se habilita?